21/4/19
 
 
Incêndio deflagra na catedral de Notre-Dame

Incêndio deflagra na catedral de Notre-Dame

AFP Jornal i 15/04/2019 18:20

O fogo pode ter tido origem nos trabalhos de reabilitação do edifício, de acordo com as autoridades

A histórica catedral de Notre-Dame, em Paris, está nesta altura a arder.

O pináculo da catedral colapsou há alguns minutos. Era uma das partes do emblemático edifício que estava a ser mais afetada pelas chamas.

As autoridades admitem que o incêndio possa estar relacionado as obras de renovação de que a catedral estava a ser alvo.

Para já não há registo de vítimas.

As chamas são visíveis, assim como o fumo, em algumas imagens e vídeos que estão a ser partilhadas nas redes sociais.

Os bombeiros estão no local a combater as chamas.

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, utilizou o Twitter para dizer que este é um "incêndio terrível". "Está em curso um incêndio terrível na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Os bombeiros estão a tentar controlar as chamas. Estamos mobilizados no local juntamente com a diocese. Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança".

 

 

De acordo com o jornal francês Le Figaro, o incêndio pode ter tido origem num andaime localizado junto ao campanário da catedral. Ainda segundo informações avançadas por este jornal o fogo foi reportado às 18h50 (17h50 em Lisboa) e o edifício foi imediatamente evacuado. 

O Presidente francês, Emannuel Macron, já cancelou um discurso ao país que estava agendado para as 20h desta segunda-feira e dirige-se agora para o local, assim como o primeiro-ministro, Édouard Phillippe.

No Twitter, Macron já reagiu à catástrofe, dizendo que esta catástrofe é uma tristeza para "todos os católicos e todos os franceses".

As causas do incêndio estão ainda por apurar.

A Catedral de Notre-Dame localiza-se na Île de la Cité, uma pequena ilha no centro da capital francesa, no meio do rio Sena. De estilo gótico, começou a ser construída no século XII e tornou-se mundialmente conhecida com o romance de Víctor Hugo, 'O Corcunda de Notre-Dame', publicado em 1831, que mais tarde, em 1996, deu origem a um filme de animação.

 

Atualizada às 18h45

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×